Hora de tirar o berço: Qual a cama ideal?

Hora de tirar o berço: Qual a cama ideal?

Quando o bebê nasce, a maioria dos pais ainda opta pelo berço. Conforme o bebê vai crescendo, a troca do berço por uma cama é inevitável! E esse é um momento onde os pais mais têm dúvidas, pois, será que a criança já tem autonomia para ter uma cama comum ou ainda devem optar por uma infantil? Qual o momento certo para fazer essa mudança? Separei aqui algumas respostas para tentar te ajudar!

Quando é a hora de sair do berço?

Geralmente, o berço é utilizado nos primeiros dez meses, dependendo da criança. É a partir desse momento que o bebê começa a querer se levantar ou engatinhar, necessitando de mais cuidados por parte dos pais. Além disso, começa a faltar espaço e o berço se torna desconfortável. Esse é o melhor momento para que os pais comecem a buscar por uma cama nova.

 

Imagem via Pinterest

 

Um dos aspectos mais preocupantes para os pais nessa hora é a segurança. Atualmente, existem muitas opções de camas infantis pois foram pensadas para atender as necessidades e a segurança vêm em primeiro lugar. As camas podem ter proteção lateral similares as do berço, porém são menores trazendo menos riscos de quedas para os bebês. Algumas, ainda, podem ter uma cama auxiliar, que pode ser usada ao lado da cama principal, trazendo mais segurança caso a criança tente sair sozinha. E também existem modelos de cama que foram projetadas a partir da metodologia Montessori, que visa o desenvolvimento da autonomia da criança, possibilitando que ela levante e suba sozinha na cama, a partir do momento que ela começa a andar.

 

Imagem via Pinterest
Imagem via Pinterest

Além de pensar na segurança das crianças, um conceito que muito utilizado atualmente é trazer diversão para dentro do quarto dos pequenos. Esse conceito Montessori traz a ideia de diversão e autonomia no ambiente que, antigamente, era somente para dormir.

 

Por isso, é importante que a criança cresça em um ambiente estimulante. Isso faz com que ela se sinta melhor e mais à vontade na hora de aprender!

Pensar em quarto divertido e adequado para a idade da criança deve ser visto como algo positivo, pois está possibilitando-a de crescer em um ambiente em que ela se sinta protegida e  acolhida. E tudo isso é perceptível pela criança, desde os primeiros meses de vida.

 

Imagem via Pinterest
Imagem via Pinterest

Existem muitos modelos de camas disponíveis no mercado, desde camas com escada e escorregador, camas-cabanas, camas-casinha, camas com bicama, etc.

 

 

 

 

Os preços também são variados, possibilitando aos pais escolher a opção que mais se encaixa nas suas necessidades.

 

Espero que minhas dicas tenham sido úteis para vocês! Dúvidas e sugestões, deixe um comentário aqui!

Um beijo e até o próximo post!

KA Martins – Cenários para sua história.



Relacionados
10 inspirações de Quartos Compartilhados! 10 inspirações de Quartos Compartilhados!

01/10/2018


Semana passada, falei um pouco sobre quartos compartilhados e dei algumas dicas importantes sobre como otimizar o espaço do filho mais velho com a chegada do bebê (perdeu? veja AQUI). Hoje vou compartilhar um projeto que fiz para a minha mini cliente Sofia de 2 anos e seu irmãozinho que vai chegar em breve! Fizemos um […]

Quarto de Criança: Cantinho de brincadeira e leitura Quarto de Criança: Cantinho de brincadeira e leitura

17/09/2018


Quarto de criança não é um lugar só para dormir, mas também um lugar para brincar, estudar e ler.  Elas adoram criar, imaginar, fazer arte, brincar e ler, assistir TV, etc. Apesar da tecnologia, dos computadores, celulares e jogos eletrônicos serem bastante atrativas para as crianças, ainda é possível criar um espaço de diversão, entretenimento, estudo […]