Cantinho de Estudo para Crianças

Cantinho de Estudo para Crianças

Sempre ouço muitos pais dizerem que os filhos estudam ou fazem a lição de casa na mesa de jantar, na sala, no escritório da família ou qualquer outro espaço por ser mais prático no dia-a-dia. Fiquei pensando se essa seria mesmo a melhor opção e fui pesquisar sobre o assunto.

 

Entendi que proporcionar um espaço adequado, especial e tranquilo para as crianças pode ser também um incentivo para os estudos. Por isso, resolvi dar algumas dicas sobre como montar um cantinho de estudos e quais os itens que não podem faltar. Vamos lá?

 

Iluminação

Item indispensável na hora de pensar no cantinho de estudos. A iluminação precisa ser clara e confortável para que as crianças não forcem a visão. Além da iluminação central do ambiente, também podem ser usadas luminárias ou arandelas na bancada de estudos, pois assim haverá um foco maior de luz para a criança ler e escrever.

Mesa

Esse é um dos itens principais pois envolve ergonomia. A mesa precisa estar na altura adequada da criança e também ter um espaço considerável para que ela possa acomodar livros, cadernos e todo o material de estudo. Dessa maneira, a criança se sente confortável e entende que aquele espaço é um momento sério para estudar.

Cadeira

Devemos sempre pensar numa cadeira confortável, segura, que seja ergonômica e adequada para a idade e altura da criança. Existem muitos modelos disponíveis no mercado que além de funcionais, são esteticamente bonitos e que podem ajudar na composição da decoração do ambiente.

 

Gaveteiros ou Cestos Organizadores

Se a mesa de estudo não tiver gavetas, gaveteiros e cestos organizadores são uma ótima opção para ajudar na organização dos materiais escolares, livros, cadernos, estojos. A organização do espaço de estudos ajuda muito no rendimento e na concentração da criança.

Quadro/ Mural De Recados

Esse é um item bastante simples, mas que faz muita diferença na organização da rotina da criança. Ter um quadro ou um mural com os horários, tarefas e compromissos do dia e da semana faz com que a criança consiga se organizar melhor e ficar comprometida com os deveres. Isso ajuda na disciplina e as crianças podem ir “riscando” da lista as tarefas que já cumpriram!

Mochila

Ter um lugar pré-definido para a mochila da escola, da aula de musica, do inglês ou qualquer outra ativid

ade, pode ajudar na rotina. Além disso, faça com que a criança arrume a mochila depois de estudar, assim tudo estará organizado para o dia seguinte.

 

 

Espero que esse post tenha sido útil pra você! Deixe um comentário aqui!

Um beijo e até semana que vem!

KA Martins – Cenários para sua história.

 

As imagens usadas nesse post foram retiradas do Pinterest e do site mooui.com.br. Se você for autor de alguma dessas imagens, me escreve aqui que coloco os créditos!



Relacionados
Hora de tirar o berço: Qual a cama ideal? Hora de tirar o berço: Qual a cama ideal?

27/08/2018


Quando o bebê nasce, a maioria dos pais ainda opta pelo berço. Conforme o bebê vai crescendo, a troca do berço por uma cama é inevitável! E esse é um momento onde os pais mais têm dúvidas, pois, será que a criança já tem autonomia para ter uma cama comum ou ainda devem optar por […]

10 inspirações de Quartos Compartilhados! 10 inspirações de Quartos Compartilhados!

01/10/2018


Semana passada, falei um pouco sobre quartos compartilhados e dei algumas dicas importantes sobre como otimizar o espaço do filho mais velho com a chegada do bebê (perdeu? veja AQUI). Hoje vou compartilhar um projeto que fiz para a minha mini cliente Sofia de 2 anos e seu irmãozinho que vai chegar em breve! Fizemos um […]