Quarto de Criança: Cantinho de brincadeira e leitura

Quarto de Criança: Cantinho de brincadeira e leitura

Quarto de criança não é um lugar só para dormir, mas também um lugar para brincar, estudar e ler.  Elas adoram criar, imaginar, fazer arte, brincar e ler, assistir TV, etc.

Apesar da tecnologia, dos computadores, celulares e jogos eletrônicos serem bastante atrativas para as crianças, ainda é possível criar um espaço de diversão, entretenimento, estudo e também um cantinho de leitura.

O ideal é buscar ideias que sejam bem funcionais, práticas e interativas, para que as crianças tenham liberdade de se movimentar no quarto, ter acesso aos livros e aos brinquedos, criando um ambiente legal, atrativo e educativo.

É preciso lembrar que as crianças mudam rapidamente de fase e com isso os interesses também. Então é preciso pensar em algo mais duradouro.

Uma boa dica é trabalhar mobiliário adaptável para as próximas fases, como as bancadas de estudo e atividades já no tamanho padrão e manter uma base que tenha uma neutralidade pois você pode aos poucos ir mudando cores, temas, adesivos, papel de parede e os objetos, facilitando essa transição.

Seguem algumas dicas:

1- É importante planejar antes o espaço, distribuir, organizar. Definir o melhor layout para aproveitar os espaços.

2- Caixas, móveis, cestos organizadores, ou outros materiais são muito bem-vindos para deixar os brinquedos em ordem.

3- Nichos ou armários também são elementos importantes, podem ser em madeira ou alvenaria.

4-Tintas laváveis são legais, nunca se sabe quando irão aparecer as artes nas paredes.

5- Deixe acessível os brinquedos e os livros. Utilize prateleiras que fiquem ao alcance da criança. Essa autonomia ajuda muito no desenvolvimento delas.

6- Aposte no espaço de circulação do quarto, as crianças precisam transitar bem e com conforto.

7- Deixe a criatividade do seu filho fluir. Quem sabe um cantinho para expor suas atividades.

8- Roupas de cama bem coloridas, almofadas, tapetes, pufes, adesivos e papel de parede podem trazer charme e aconchego para o quartinho.

 

Espero que esse post tenha sido útil pra você! Deixe um comentário aqui!

Um beijo e até semana que vem!

KA Martins – Cenários para sua história.

 

As imagens usadas nesse post foram retiradas do Pinterest. Se você for autor de alguma dessas imagens, me escreve aqui que coloco os créditos!



Relacionados
O Que São Quartos Montessorianos? O Que São Quartos Montessorianos?

29/05/2018


Muitas mamães têm dúvida e por isso vamos esclarecer sobre esse tipo de quarto e os benefícios que ele pode trazer para o seu filho.   Origem O Método Montessori é o resultado de pesquisas científicas e empíricas desenvolvido pela médica e pedagoga Maria Montessori. Sua característica principal é dar autonomia para o seu filho, mas com uma […]

Itens Essenciais Para Um Quarto De Bebê Itens Essenciais Para Um Quarto De Bebê

29/05/2018


A primeira pergunta que você deve fazer é qual o tamanho do quarto e o quanto você pode e está disposto a investir. Enfim, existem muitas opções de diversos preços, então é muito importante definir o orçamento para você não cair em dívidas sem necessidade.   Berço Uma das maiores dúvidas das mães é sobre […]