Os 6 erros mais comuns na hora de reformar ou decorar a casa

Os 6 erros mais comuns na hora de reformar ou decorar a casa

Sem orientação profissional e sem um projeto de reforma ou decoração, o faça você mesmo pode acabar virando uma catástrofe. Isso porque combinar peças de mobiliário, cores, estampas, estilos e elementos decorativos, de forma que tudo fique bonito, prático, confortável, funcional e com a personalidade dos moradores pode não ser uma tarefa fácil se você não é profissional e é leigo no assunto.

 

 

Fiz uma lista com os principais erros que as pessoas cometem na hora de reformar e decorar:

 

1 – Esquecer a intenção da decoração – A maioria das pessoas não conseguem definir o que querem para um determinado ambiente. Às vezes, o casal não consegue chegar a um acordo. Na hora de decorar, cada um faz o que quer, e, no final, a decoração “não conversa”.

2 – Muitos detalhes – Esse é um erro muito comum. As pessoas acham que quanto mais detalhes, mais a decoração estará elaborada. Quase sempre isso não funciona: o ambiente sobrecarregado de detalhes (em excesso e sem função) vira um local cansativo e disperso, além de gastos desnecessários com objetos.

3 – Tamanho do mobiliário – Cada ambiente pede um tamanho proporcional para o mobiliário e mais adequado ao espaço. Tenho visto muitas salas pequenas com sofás grandes, atrapalhando o layout e circulação da sala. É preciso ajustar o tamanho do mobiliário ao tamanho do ambiente.

4 – Mistura de cores e estampas – A mistura de tecidos coloridos e estampados também aumenta a chance de erro. Embora haja muita liberdade hoje na decoração, é preciso misturar harmonicamente as cores, formas e estilos. Parece ser fácil fazer esse mix, mas exige conhecimento para que o resultado final fique conforme o desejado.

5- Não perceber suas necessidades – Um dos erros mais graves é não perceber as reais necessidades dos moradores ao decorar. Muitas vezes a família compra um sofá claro, igual ao que viu na revista, mas se esquece das três crianças da casa. É preciso que a escolha na decoração possa ser vivenciada com tranquilidade e praticidade. Os ambientes precisam ser funcionais também.

6 – Iluminação – Erro bastante comum. Cada tipo de lâmpada deve ser usada de uma forma diferente. Algumas alteram as cores de tudo, outras dão foco à algum objeto especifico, outras valorizam o ambiente, trazem charme e aconchego. A iluminação correta é fundamental para o resultado final de uma reforma ou decoração. Iluminação faz diferença sim!

 

Um beijo e até semana que vem!

KA Martins – Cenários para sua história.

 

As imagens usadas nesse post foram retiradas do Pinterest. Se você for autor de alguma dessas imagens, me escreve aqui que coloco os créditos!



Relacionados
4 dicas importantes na hora de montar o quarto do bebê 4 dicas importantes na hora de montar o quarto do bebê

22/10/2018


Muitas mulheres sonham com o enxoval e com a decoração do quartinho do bebê, mas a falta de experiência e de conhecimento específico quando o assunto é montar o quarto, pode gerar transtornos e gastos desnecessários. Com experiência profissional no assunto, resolvi compartilhar algumas dicas com vocês, vamos lá?    1. Estética x Funcionalidade O quartinho […]

Adesivo ou Papel de Parede: O que é melhor? Adesivo ou Papel de Parede: O que é melhor?

13/08/2018


Essa é uma duvida frequente e recorrente com a maioria dos meus clientes e vou tentar explicar um pouquinho aqui pra vocês! Adesivos e papéis de parede podem ser usados para compor a decoração de vários ambientes como: sala, home office, quarto do casal, quarto das crianças, lavabos, e se forem usados de maneira adequada, podem […]